3G só vai chegar a todos os brasileiros em 2019

Padrão

Imagem

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, previu nesta terça-feira que a cobertura gradativa da rede 3G só atenderá todo o país em 2019. “É razoável que as empresas façam investimentos dos grandes centros para os pequenos centros”, justificou.

Segundo Bernardo, a falta de estrutura é a principal vilã para a sobrecarga do sinal. “Às vezes tem cinco mil pessoas usando a mesma antena, é evidente que não vai funcionar”, diz ele ao apontar a “Lei de Antenas”, aprovada no Senado, como solução para atenuar a dificuldade técnica.

O Plano Nacional de Banda Larga também esteve em pauta. Para o ministro, é preciso investir nas redes de transporte para estender a fibra óptica às regiões afastadas. Atualmente, quase metade das cidades brasileiras (47%) não têm acesso a esta tecnologia que oferece internet mais rápida e estável.

O maior desafio será levar conexões para as cidades localizadas em regiões de mata densa, como a Floresta Amazônica. Construir infraestrutura de fibra na floresta só seria possível com cobertura de satélites.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s