Apple completa 40 anos; veja linha do tempo da empresa

Padrão

20160401112415_660_420

No dia 1º de abril de 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne criaram a Apple, e não foi dentro de uma garagem como muitos pensam. Exatamente 40 anos depois, a empresa se consolidou no mercado de tecnologia e lucrou mais de US$ 54 bilhões só no ano passado.

Apple I (1976)
Tudo começou quando os três fundadores desenvolveram um kit que permitia que o cliente construísse sua própria máquina, chegava então ao mercado o Apple I.

Apple1

Apple II (1977)
No ano seguinte, a empresa apresentou um computador que já conseguia rodar programas gráficos, jogos eletrônicos e utilitários. Ele tinha um processador MOS Technology operando com 1 MHz com 4KB de RAM.

Apple Lisa (1983)
Com menos de 10 anos de mercado, a empresa já começava a ganhar fama de inovadora com o lançamento do Apple Lisa, um computador com tela integrada, interface de usuário e primeiro mouse da Apple – que foi inspirado nas estações de trabalho da Xerox, que tinham um sistema de interfaces que funcionava com mouse. O equipamento utilizava um microprocessador Motorola 68000 a 5 MHz e tinha 1 MB de RAM, um disco rígido externo de 5 MB e dois leitores de disquetes.

4.0.1

4.0.1

Macintosh e Apple IIc (1984)
Em 84, a empresa lançou seu primeiro “computador portátil”, o Apple IIc, que dava para ser levado pelo usuário, mas não tinha bateria, então precisava estar conectado na tomada o tempo todo de uso.
Porém, o grande lançamento desse ano foi o Macintosh. O primeiro dispositivo da linha Mac tinha 128kb de memória, processador Motorola 68000 e rodava o System 1, da Microsoft. Mesmo com a novidade, as vendas não foram animadoras e o fundador Steve Jobs foi demitido no ano seguinte pelo CEO John Sculley, contratado em 1983. Steve Wozniak também já tinha deixado a empresa. Jobs começou uma nova empresa de informática chamada NeXT e também financiou o spin-out da Pixar, que mais tarde foi vendida para a Disney.

apple-gallery10_1470400b

PowerBook (1991)
O primeiro notebook da Apple como os conhecemos hoje foi, na verdade, fabricado pela Sony.

Apple Newton (1993)
A primeira tentativa de computador de bolso da Apple foi um fracasso de vendas que levou Sculley a sair do cargo de CEO. O modelo de PDA com tela sensível ao toque, reconhecimento inteligente de escrita, memória flash e processador RISC levou 6 anos e meio para ser desenvolvido.

QuickTake 100 e PowerPC (1994)
A Apple passou a investir nas câmeras digitais de curta duração com o lançamento da QuickTake 100, que tinha 1MB de armazenamento e foi construído pela Kodak. Em seguida foi lançada a QuickTake 150, que conseguia se conectar ao Windows e a QuickTake 200, construída pela Fujifilm.
No mesmo ano, a empresa lançou a plataforma PowerPC, em parceria com a IBM e a Motorola, na tentativa de melhorar os processadores.
Em 1997, Steve Jobs volta a tabalhar na Apple, após o atual CEO, Gilbert Amelio comprar a NeXT.

iMac (1998)
No ano seguinte, foi lançado o iMac e mais uma vez a empresa foi vista como inovadora. A Apple era a única companhia até então a produzir computadores pessoais all-in-one, ou seja, com todos os componentes agrupados dentro do equipamento. Além disso, esteticamente, o iMac também chamou atenção, com a carcaça de plástico colorido.

375078 01: Apple's Latest Product The Imac. The New Personal Computer, Which Goes On Sale On Aug. 15, 1998 Has Already Won Popular Acclaim For Its Creative Design And Its Refreshing Departure From The Computer Industry Standard Of Boring Beige Boxes. The Imac Combines The Computer And The Monitor In One Unit That Brings To Mind A Beach Ball, Making It, In Effect, An Updated Version Of The Original One-Piece Macintosh.  (Photo By Getty Images)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

iMac Book (1999)
O notebook iBook foi o próximo passo da Apple para dominar o mercado de massa. O equipamento contava com uma série de novidades, incluindo uma rede sem fio baseada no Wi-Fi AirPort.

iPod (2001)
O produto que mudou completamente a cara da Apple foi o iPod. O MP3 player tinha 5GB de espaço e uma pequena tela LCD; junto com o lançamento, também foi anunciado o iTunes.

iPhone (2007)
Após o sucesso do iPod, o lançamento do iPhone marcou uma nova era na empresa e no mundo da tecnologia. Com 4GB de armazenamento, tela touch de 3,5 polegadas e processador de 620MHz Samsung, o smartphone levou 2 anos e meio para ser desenvolvido.

MacBook Air (2008)
O MacBook Air foi uma grande mudança na linha de laptops da empresa e iniciou a era dos ultrabooks.

iPad (2010)
Chegou ao mercado o primeiro tablete da empresa.
Em 2011, Steve Jobs faleceu aos 56 anos de câncer no pâncreas e o chefe de operações Tim Cook assumiu o cargo de CEO.

iWatch (2015)
O iWatch foi a primeira linha de produtos lançada após a morte do fundador da empresa.

Via The Guardian

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s